segunda-feira, 30 de novembro de 2009

PROJETO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL


PROJETO : EDUCACAO AMBIENTAL

APRESENTAÇÃO:
 A E.E.F.M. GRIJALVA COSTA,  desenvolveu o projeto sobre EDUCAÇÃO AMBIENTAL de forma interdisciplinar  em todas as áreas do conhecimento(Linguagem e código e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias e Ciências da Natureza e suas tecnologias) pois a consciência ambiental deve estar presente no cotidiano do homem, haja visto que o meio ambiente e sua preservação não pode esta desassociado de nossa vida pessoal e social.                                  
É necessário e pertinente situar os acontecimentos no contexto mundial, histórica e geograficamente. Com a História, os alunos poderão compreender as mudanças na economia e a emergência de atividades produtivas que utilizavam recursos naturais como fonte de energia visando o progresso das sociedades capitalistas. Logo com a Geografia pode ser explorado o estudo sobre a viabilidade de algumas regiões do planeta para a exploração de petróleo. Situações de reflexão devem permear esses estudos a fim de que os alunos possam fazer relações das causas com as conseqüências do aquecimento global.                                            Começaremos com uma proposta da exibição de filmes que tratem sobre o assunto, depois uma boa e aprofundada pesquisa sobre o tema e, em seguida, uma aplicação prática na própria escola. Lembramos que todo o projeto pode ser modificado de acordo com o interesse do professor e do público a quem atende.
·  II- JUSTIFICATIVA DO PROJETO:
 A Escola E. E. F.M. Grijalva Costa, em sua metodologia tem a preocupação de contemplar questões relacionadas ao meio em que o aluno está inserido de forma participativa sendo capaz de estabelecer relações, interagir, transformar, reelaborar e agir no meio em que vive e em outras realidades. Diante disso, a escola realiza a Pesquisa Participante através de visitas a toda a comunidade escolar investigando suas preocupações, sonhos e anseios . Destacam-se as relacionadas com o caráter e dignidade, a importância da escola na formação do cidadão, sem esquecer, nunca, que o sustento vem da terra.
·  Portanto, sentiu-se a necessidade de mostrar que o equilíbrio da natureza é essencial para a vida na terra. Atualmente, a preocupação com a degradação do planeta ocupa atenção da sociedade local e mundial, onde a escola se engaja com os ambientalistas na busca de soluções para preservar o meio ambiente. Partindo do princípio que a educação ambiental é um processo longo e contínuo, e mudar isso não é uma coisa fácil,devemos primeiro mudar nossos hábitos e atitudes, uma vez que a mudança deve ser espontânea e vir de dentro para que ela possa de fato ocorrer. Muitas situações estão distantes fisicamente mas que influenciam na manutenção dos seres vivos. Por isso, a importância de pequenos atos em nossas casas e escolas.
·  A Educação Ambiental é muito mais do que conscientizar sobre o lixo, reciclagem e datas comemorativas, é trabalhar situações que possibilitem a comunidade escolar pensar propostas de intervenção na realidade que os cerca. Ela será o elo entre todas as disciplinas e preencherá uma lacuna na área da educação, que é a valorização da vida e, portanto, do meio ambiente.
·  “ As pessoas cuidam do meio ambiente por duas razões apenas:por amor ou por temor. Vale dizer, algumas pessoas conservam a natureza porque gostam, porque acham bonito, independente para ela servir para alguma coisa. Elas conservam por razões puramente afetivas . Outras conservam porque já ouviram falar no desequilíbrio ecológico, porque tem medo de cortar a mata, assorear os rios, acabar com o oxigênio, a poluição dá doença, etc. Assim, basicamente nós temos um fator afetivo e um fator cognitivo, este depende do conhecimento. A preocupação maior de um educador ambientalista deve ser o de desenvolver no aluno esses dois fatores.(OLIVEIRA, 1990,p.18)
·  Geralmente, a criança desenvolve com mais sensibilidade o gosto e o amor pela natureza, já no adulto , muitas vezes, é preciso desenvolver o respeito. Percebe-se, portanto, que a Educação Ambiental abrange todas as áreas. A cidadania tem fator fundamental para conscientização deste contexto global. Não é por falta de conhecimento que o meio ambiente é destruído, mas devido ao estágio de desenvolvimento existente nas relações sociais de nossa espécie. Ao desmatar, queimar, poluir, utilizar ou desperdiçar recursos naturais ou energéticos, cada ser humano está reproduzindo o que aprendeu ao longo da história e a cultura do seu povo. Portanto, este não é um ato isolado de um ou outro indivíduo, mas reflete as relações sociais e tecnológicas de sua sociedade.
·  Não adianta um aluno tirar nota dez nas provas e continuar atirando lixo nas ruas, pescar peixes fêmeas prontas para reproduzir, desperdiçar água e energia elétrica, desmatar ou realizar outro tipo de ação danosa, seja por não perceberem a extensão dessas ações ou por não se sentirem responsáveis pelo mundo em que vivem. Há a necessidade de conciliar a teoria com a prática no dia-a-dia, garantindo, assim, o futuro da humanidade. Logo, precisamos desenvolver a valorização da vida, espontaneamente voltaremos a nos integrar com a natureza e conseqüentemente procuraremos preservar o meio ambiente, pois teremos uma noção clara de que tudo é integrado. Somos parte da natureza, porém, devido a inúmeros fatores, esquecemos disto.
·  O projeto Educação Ambiental faz-se necessário para colocar em prática no dia-a-dia, através de pequenos atos, que darão início as grandes transformações que devem ser assumidas por todos neste século XXI.
·  III- OBJETIVO GERAL Estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação a utilização dos recursos naturais favorecendo a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie e o próprio planeta como um todo, auxiliando para que a sociedade possua um ambiente sustentável, garantindo a vida no planeta.
·  IV- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
*       Incentivar e promover o trabalho coletivo e a cooperação entre os alunos e os professores, entre a escola e a comunidade, para transformação humana e social, alcançando a preservação e a recuperação do ecossistema.
*       b)Possibilitar a construção da consciência ecológica para este mundo diferente e transformador, fazendo análises importantes tanto nos conteúdos programáticos como na prática relativa ao meio ambiente escolar.
*       c) Observar e analisar fatos e situações de todos os tipos de lixo do ponto de vista ambiental, de modo crítico, reconhecendo as necessidades e oportunidades de atuar de modo propositivo para garantir um meio ambiente saudável e a boa qualidade de vida.
*      d) Sensibilizar o aluno para a necessidade de pensar no problema do lixo, nas formas de coleta e destino, na reciclagem, nos responsáveis pela produção e destino na escola, em casa e em espaços comuns, e que venha se tirar proveito e lucro da coleta e reciclagem, ao mesmo tempo, trazendo retorno para a escola e para o município. Sendo assim, buscar-se-á parcerias que envolvam empresas e setor público.
*      e) Perceber que o lixo pode ser uma fonte importante de recurso financeiro através da reciclagem.
*      f) Identificar o nível de dependência em relação a energia elétrica, buscando alternativas para a redução do consumo e outras fontes produtoras de energia.
*      g) Conscientizar sobre a importância da água para manter a vida no planeta, além de buscar meios para economizar e usá-la racionalmente.
*      h) Criar uma consciência sobre a necessidade de diminuir e buscar formas para solucionar a poluição do ar, da água, do solo, sonora e visual. Possibilitar a comunidade escolar o acesso a áreas verdes preservadas.
*      j) Capacitar os alunos para plantar, preservar e recuperar áreas verdes na escola e comunidade, visando formar cidadãos que interagem e participem de forma ativa na recuperação do meio ambiente.
*      l) Recuperar o terreno da escola para criar um espaço de reflorestamento e embelezamento, servindo para efetivar na prática as ações da Educação Ambiental;
*      m) Participar de ações sociais que resgatem valores humanos como respeito pela vida, responsabilidade, solidariedade, amizade e ética.
  V- METODOLOGIA:
 O projeto Educação Ambiental será apresentado aos professores para que surjam propostas de trabalho e atividades relacionadas ao assunto explorando diversos aspectos conceituais do seu campo de estudo. A situação problema será exposta aos alunos para que o assunto entre em discussão e a partir daí sejam construídos o seu pré-projeto.
 VI- ESTRATÉGIAS
  • Procurar ajuda a órgãos, como a Emater, para construir cisternas de captação.
  • b) Criar ações para arborização e recuperação da área da escola.
  • c) Implantar programas de seleção, reciclagem e destino do lixo.
  • d) Campanhas para a diminuição do uso de veículos, de embalagens plásticas, etc.
  • e) Elaboração, apresentação e distribuição de jornais, murais, folders, textos.
  • f) Oficinas (sabão, sacolas, etc)
  • g) Livro de receitas alternativas.
  • h) Palestras.
  • Releitura de obras de pintores.
  • j) Paródias.
  • l) Trilha ecológica.
  • m) Compostagem e  minhocário.
  • n) Visita ao aterro sanitário – lixão.
  • o) Apresentação de peças teatrais com o objetivo de sensibilizar e conscientizar os indivíduos sobre a importância de preservar o meio ambiente.
  • p) Assistir documentários.
  • q) Trabalho de campo.
  • r) Reciclagem de papel.
  •  s) Estudo comparativo do gasto de energia elétrica nas casas dos alunos e na escola, com propostas de redução gradativa e busca de alternativas.
 VII- AVALIAÇÃO:
 Espera-se que durante o desenvolvimento da prática pedagógica aplicada a educação ambiental:
ü      a relativa mudança de comportamento dos educandos na comunidade escolar;
ü      o exercício da cidadania, solidariedade e cooperação entre escola e comunidade;
*      CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
  • Março
  • Elaboração do projeto.
  • Apresentação do projeto para os professores.
  • Observação do entorno escolar pelos alunos.
·  CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
  • Março  e  Abril.
  • Sistematização das observações.
  • Elaboração do jornal escolar.
  • Apresentação do projeto aos alunos.
·  CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
  • Abril
  • Reunião com parceiros técnicos e elaboração do cronograma para a preparação do terreno e plantio de grama, árvores e flores. Construção do minhocário e reciclagem de lixo.
·  CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
  • Abril
  • Maio
  • Apresentação da sistematização aos alunos e escolha do nome do projeto.
  • Visitação aos meios de comunicação do Municipio para divulgação do projeto (alunos do Ensino Médio)
·  CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
  • Março a julho
  • Lançamento da primeira edição do jornal e pedágio da consciência ambiental.
  • Implementação da seleção do lixo na escola.
·  CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
  • 05 de junho
  • Junho
  • Parada da consciência ambiental: carros na garagem, pessoas na rua a pé ou de bicicleta.
  • Preparação das oficinas de reciclagem.
·  CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
  • Junho
  • Visita dos alunos ao lixão da cidade.
  • Café com vovôs e vovós: passado e presente do meio ambiente.
·  CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
  • Agosto e Setembro
  • Outubro
  • Confecção de brinquedos com material reciclado pelos alunos do Ensino Médio.
  • Apresentação de teatros educativos. 


·        CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
  • Agosto
  • Lançamento da segunda edição do jornal do projeto.
  • Dia da limpeza do lixo dos terrenos baldios e do riacho( que ainda será escolhido conforme localização das residências dos alunos envolvidos)
· 

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
  • Setembro
  • Desfile escolar – Tema: Reciclagem material e de consciência.
  • Palestras educativas.
·  CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
  • Outubro
  • Novembro
  • Entrega dos brinquedos às crianças das periferias mais carentes;( feitos pelos alunos com material reciclável);

  • Culminância do projeto: feira pedagógica e apresentações.
  •  
  • A Escola  organizará uma “Feira de Amostras” com as idéias de baixo custo levantadas pelos alunos - uso de garrafas PET, como transformar óleo de cozinha em sabão, como criar um aquecedor utilizando energia solar etc. – ou estabelecer visitas a outras escolas, onde os alunos possam expor seu trabalho.

                  Hélia Maria ferreira de Sousa
Diretora Geral

domingo, 22 de novembro de 2009

EQUIPE NOTA 10 !


Esta é nossa Equipe.Unidos somos mais, muito mais, somos equipe nota 10.

A ESCOLA GRIJALVA COSTA TEM ALUNOS NOTA DEZ


Toda a comunidade da Escola Grijalva Costa, sente-se feliz e honrada em virtude do excelente desempenho de suas alunas na Prova do Spaece 2008. A aluna Raiane apresentou a melhor media da ibiapaba em Matemática ( aluna nota 10, mesmo) e a aluna Raimunda Emilia, ambas por apresentarem um excelente nível de proficiencia em Portugues e Matemática, reberaõ do governo do estado do ceará micro computadores como incentivo educacional.

DIA DA CONSCIENCIA NEGRA NA ESCOLA GRIJALVA COSTA


A professora Eremita, uma historiadora apaixonada pelas causas sociais relizaou durante toda a semana que antecedeu o dia da consciencia negra, monetos de reflexões com a toda a comunidade escolar, sempre tendo como foco a melhora de vida, da condição social dos alunos desta Escola.

V SACE 2009

No dia 20 de novembro, a E.E.F.M GRIJALVA COSTA realizou o V SACE 2009. O evento deste ano teve como tema  APRENDIZAGEM: ACERTE O ALVO; sendo o mesmo  divido em três momentos distintos:

MANHA: marcha em homenagem e despedida ao aluno Alef (saudades eternas) ocorrendo a concentração na Praça do Relógio, onde a comunidade escolar interagiu com o público presente, oferecendo a todos que por ali passavam serviços de informação e melhora da qualidade de vida como: tipagem sanguínea, controle da pressão arterial, IMC, alerta ao diabetes; em outro espaço, foram expostos jogos diversos de matemática e raciocínio lógico. Foram apresentadas, durante toda a manhã, reflexões sobre cidadania, respeito às diferenças e consciência social, em virtude do dia da Consciência Negra.
TARDE: foi realizada, na sede da propria escola (Rua José Rufino Pereira , 180) a terceira etapa da GINCANA DE PORTUGUÊS e MATEMÁTICA, tendo como foco principal a avaliação externa SPAECE 2009;
NOITE: no Gremio Pe. Moacir, foi realizado o ENGLISH SHOW, onde os alunos mostraram seus mais variados talentos: na música, dança, canto, teatro, e música instrumental.
Ao final do evento, foi feita uma reflexão acerca do DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA e mais uma vez, realizada uma homeangem ao aluno Alef ( ...   )
Enfim, o evento foi SHOW DE BOLAAAAAAAAAAA, com a participação total de alunos e professores!
Parabéns a  toda equipe nota 10, pela realização de um evento que animou toda a comunidade ubajarense.

sábado, 14 de novembro de 2009

FIQUE ATENTO

Cultura Afro-Brasileira


O ensino de História da África e Cultura Afro-Brasileira nas escolas de todo o  país é obrigatorio segundo uma Lei promulgada há seis anos (10639/03).
No ano passado,  a legislação sofreu uma modificação ( Lei 11645/08) e  passou a obrigar também o ensino da História e Cultura Indígenas.
O problema é que a operacionalização continua lenta. Falta de material didático,  professores sem formação para abordar o tema adequadamente, dentre outros entraves costumam ser apontados pelos governos nas três categorias (municipal, estadual e federal) para explicar o não cumprimento da legislação nos moldes em que já devia  acontecer.
Salvador ao adotar,em 2005, a política de cumprimento da Lei foi a primeira capital do país a tomar esta medida. E para tornar realidade a promessa  nas escolas públicas da capital baiana não tem sido fácil. No universo das particulares então tem sido ainda mais vagaroso. Imaginem o desafio de fazer o mesmo em todo o território baiano.
Este assunto foi tema de uma matéria que saiu  no caderno Vestibular encartado na edição de hoje do jornal A TARDE.
A reportagem assinada por Nina Neves traz um apanhado sobre como os alunos enxergam a questão- eles acham positivo aprender a história do Brasil do ponto de visto de outras culturas que não a eurocentrista- e também sobre experiências para aplicação da legislação efetuadas na Bahia.
Como uma das queixas relacioandas ao cumprimento da Lei é falta de material de suporte fica aqui a sugestão de leitura para quem gosta e precisa acompanhar o tema. 

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

DA CONDIÇÃO HUMANA



Todos sofremos.
O mesmo ferro oculto
Nos rasga e nos estilhaça a carne exposta
O mesmo sal nos queima os olhos vivos.
Em todos dorme
A humanidade que nos foi imposta.
Onde nos encontramos, divergimos.
É por sermos iguais que nos esquecemos
Que foi do mesmo sangue,
Que foi do mesmo ventre que surgimos.

RELATIVIDADE

Na perspectiva relativista não há padrão ou melhor, há tantos padrões, tantos quantos os indivíduos que impossível se torna entendermo-nos em função de um mínimo denominador comum.
Naquela da relatividade, porém, valorando-se o indivíduo e as perspectivas que o enformam, espaço há, todavia, para um mínimo denominador que a todos os congregue.

Partindo uma vez mais da fórmula de Einstein, E = mc2, energia igual a massa vezes velocidade da luz ao quadrado mas transpondo-a para a esfera da interacção individual em que, como já o escrevi anteriormente, a energia resulta do processamento cerebral elevado à potência de dois, a interacção que pelo Diálogo e multiplicada pela massa resulta em energia acrescida e que se desenvolve a uma velocidade dificilmente ultrapassável, logo se intui que neste, no Diálogo ou na liberdade de expressão que concede soberania ao desenvolvimento dialéctico do contraditório, no Diálogo, escrevia, a Democracia surge logo como mínimo denominador incontornável sem o qual este não se pode exponenciar e libertar em energias acrescidas.

PENSE


O propósito da vida, afinal de contas, é vivê-la, gozar a experiência ao máximo, avançar com ânsia e sem medo em busca de uma experiência mais nova e mais rica.

LEIA,LEIA,LEIAAAAAAAAA


terça-feira, 10 de novembro de 2009

PROFESSORES ESPECIALISTAS EM LIBRAS

A E.E.F.M GRIJALVA COSTA, preocupada em assegurar a inclusão social a todos os seus alunos e principalemnte aqueles que possuem alguma necessidade especial, capacitou professores para que pudesem dar mais assistencias aos seus alunos.
Para qualquer eventualidade sos professores que são especialistas no tema CEGUEIRA E SURDEZ, estão a disposição na sede da escola, havendo alguma dúvida ou necessidade falar com: Profª Eremita, Profª Silvernanda, Profª Edna Pimenta e ou Profª Hélia.

A língua natural dos deficientes auditivos

LEIA E ATUALIZE-SE


LIBRAS


A língua natural dos deficientes auditivos
A  LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) é uma estrutura lingüística de modalidade espaço-visual e completa como qualquer outra língua. É uma língua natural dos deficientes auditivos e cada país apresenta a sua.
A LIBRAS foi baseada na Língua de Sinais Francesa. Como acontece em toda a língua, com a Libras também não poderia ser diferente, apresenta expressões que diferem de região para região (os regionalismos), mantendo a legitimidade de língua.
Para se comunicar através dessa língua, existe um estudo que ensina os sinais a partir de combinações, movimentos, entre outros, que são realizados no momento da comunicação. Conheça alguns dos parâmetros utilizados e como ocorre esse processo de comunicação:
• A configuração das mãos se dá através da datilologia (alfabeto manual), bem como outras formas que são realizadas pela mão predominante ou, em alguns casos, pelas duas. Certas letras são usadas várias vezes para expressar uma determinada palavra, porém, se diferem pelo ponto no corpo em que é expresso.
• O ponto de articulação é simbolizado através do local onde incide a mão predominante, ou seja, o local onde é feito o sinal.
• O movimento da mão pode existir ou não, dependendo do sinal que irá representar.
• A expressão facial é essencial para a compreensão real do sinal, pois na língua de sinais a entonação é realizada através da expressão facial.
• Os sinais seguem determinadas orientações e direções. Por exemplo, ao expressar o verbo IR e VIR, as direções são opostas.

Ao se comunicar através da LIBRAS, assim como as demais línguas, é necessário conhecer principalmente a sua estrutura gramatical e não somente os símbolos de uma forma solta.
Por Elen Cristine Campos Caiado
Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Balada e vestibular: essa combinação é possível?


Balada atrapalha os estudos ou não? Diga o que você pensa sobre o assunto!

Por que é tão necessário saber falar inglês?

10/11/2009 - 12:39
Por que é tão necessário saber falar inglês?

Se você é uma dessas pessoas que dizem “eu não quero aprender inglês porque não gosto”, ou por causa do que chamam de “imperialismo americano”, ou qualquer outra razão, você precisa saber duas coisas. Aquela época em que as pessoas podiam se dar ao luxo de aprender apenas o que gostavam acabou. Nos dias de hoje, se quisermos ser valorizados, somos obrigados a aprender o que queremos e muitas coisas que não queremos. Saber falar outros idiomas, por exemplo, está se tornando algo cada dia mais necessário para qualquer pessoa que queira exercer qualquer profissão, seja de nível técnico ou superior. Saber falar e escrever bem em inglês é fundamental para garantir sucesso em qualquer profissão, seja no Brasil ou em qualquer país do mundo. As razões para isto, além de ser muitas, são bem profundas.

No Brasil, além do inglês, é muito importante também aprender o espanhol, principalmente por causa da participação do nosso país no Mercosul. E se você acha que isto é exigir muito, vá se preparando, porque já existem empresas que exigem que seus funcionários dominem muito bem o inglês, o espanhol e um terceiro idioma estrangeiro – preferencialmente o francês.

som


PEDOFILIA


O Blog da E.E.F.M. GRIJALVA COSTA,acaba de entrar na luta contra a Pedofilia. Porque essa é uma causa que os  todos os Brasileiros de vem apoiar!!!

BACHARELADO,TECNÓLOGO OU LICENCIATURA?

Bacharelado

   
No bacharelado, a formação proporcionada ao aluno é voltada para o mercado de trabalho, numa determinada área de atuação. Os bacharéis formados em odontologia, medicina, administração, direito, geografia, biologia, engenharia e outras faculdades estarão aptos ao mercado de trabalho.
Entretanto, dependendo do curso, além do diploma é preciso algum tipo de complementação, como é o caso dos advogados que precisam fazer o teste da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
Após concluir o curso, o médico precisa fazer a residência e a especialização. Um grande número de profissões exigem ainda o registro no órgão regulador e fiscalizador da profissão, como é o caso dos contabilistas, administradores, médicos e outros.
Os cursos de bacharelado têm duração de quatro a seis anos, dependendo da habilitação. Mercado de Trabalho: Os cursos de bacharelado também possibilitam que os graduados entrem numa carreira pública, ou sejam profissionais liberais, abrindo suas próprias empresas. Nos cursos de bacharelado que se formam os engenheiros em áreas como a física, química, agronomia, mecânica, engenharia civil, eletricidade, computação, aeroespacial, biomedicina, nuclear, mineração, naval, entre outras.
Dicas: Os cursos de bacharelado em engenharia estão muito relacionados às ciências exatas e para tanto, os candidatos precisam ter facilidade em cálculos, física, biologia e química.
O profissional de engenharia é um dos mais requisitados pelo mercado de trabalho brasileiro. A engenharia tem se transformado muito nos últimos anos, exigindo cada vez mais profissionais altamente capacitados, tendo em vista que o mundo está cada vez mais dinâmico e mecanizado.
 


                                                               Tecnólogo

   Os cursos de tecnologia são cursos rápidos de graduação que formam profissionais para ingressar imediamente no mercado de trabalho.
Com duração de cerca de três anos, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não estão apenas relacionados à tecnologia.
Nestes cursos, se aprende  métodos e teorias orientadas a investigações, avaliações e aperfeiçoamentos tecnológicos com foco nas aplicações dos conhecimentos, a processos, produtos e serviços.
A grade curricular é pensada de modo a desenvolver competências profissionais, fundamentadas na ciência, na tecnologia, na cultura e na ética, com vistas ao desempenho profissional responsável, consciente, criativo e crítico.
Para se candidatar é preciso ter concluído o ensino médio, ou equivalente, e ser classificado em processo seletivo. Os tecnólogos são profissionais de nível superior com formação para a produção e a inovação científico-tecnológica e para a gestão de processos de produção de bens e serviços.
Mercado de Trabalho:  O campo de atuação desse profissional é bem diversificado, podendo atuar em empresas públicas e privadas, em órgãos governamentais, indústrias, empresas de consultoria etc...Entretanto, quem escolhe um curso de tecnólogo precisa ficar atento, pois se a pretensão para o futuro é ingressar em uma carreira pública, é necessário saber que nem todos os concursos públicos aceitam o diploma de tecnólogo para a vaga.
Dicas:  É importante que, antes de se matricular, o candidato verifique se a instituição de ensino tem ligação estreita com as empresas locais promovendo a atualização constante de seus professores e da grade curricular destes cursos. Pois esta ligação direta com as empresas garante a empregabilidade do profissional no mercado de trabalho.



                                                            Licenciatura - Seja um professor

Os cursos de licenciatura destinam-se à formação de professores. Uma de suas principais características, é que além de ensinar as disciplinas relativas ao curso escolhido pelo aluno, também ensinará técnicas específicas para se transmitir conhecimento a outras pessoas.
Se o candidato a um curso de licenciatura quer dar aulas na Educação Infantil ou nas séries iniciais (1ª a 4ª séries), deve cursar o Normal Superior ou Pedagogia, com habilitação específica.
Entretanto, se o objetivo é lecionar nas séries finais, como Ensino Fundamental (5ª a 8ª) e no Ensino Médio, cursinhos pré-vestibulares e universidades, é necessário optar pela faculdade da disciplina à qual pretende lecionar.  Nesse caso, os principais cursos são: Letras, para formação em Português, Inglês ou Espanhol e suas respectivas literaturas. Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Artes, Educação Física, etc.
Geralmente, os cursos de licenciatura em disciplinas específicas, têm duração de quatro ou cinco anos, nos quais o aluno estuda, entre outras coisas, assuntos relacionados à didática, psicologia e filosofia, fundamentos da política educacional, gerenciamento e avaliação do aprendizado, além de fazer estágios em escolas e cursos colocando em prática as habilidades aprendidas durante a faculdade.
Mercado de trabalho:  O mercado educacional é um dos setores com maior déficit de mão-de-obra no País. A competitividade entre profissionais leva à busca constante pelo aperfeiçoamento e aumenta, cada vez mais, a demanda por professores em todas as áreas do conhecimento.
Dica: Em muitos casos, os cursos de licenciatura são em conjunto com o bacharelado. Quando o curso for misto, ou com dupla habilitação, o aluno pode escolher uma modalidade para se diplomar e cursar as matérias específicas ou receber dupla certificação, o que  aumenta suas chances de conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho. Um bom exemplo, é o curso de Letras, que forma profissionais não apenas para dar aulas,mas também para trabalhar como profissional liberal ministrando cursos em empresas, ser tradutor e intérprete, revisor de texto, secretário bilíngüe/trilíngue, ou desenvolver pesquisas nas áreas relacionadas ao uso da línguagem.
  by Hélia Ferreira

EDUCACIONISMO

O que é?

O educacionismo é um movimento político lançado pelo Senador Cristovam Buarque em discurso realizado no Senado Federal no dia 21 de setembro de 2007. Inspirado no abolicionismo, o movimento seria uma complemento necessário à abolição da escravaturavisando a autonomia apenas propiciada pela educação de qualidade.

GEOGRAFIA


Geografia


Por que um vulcão entra em erupção?




Embora representem grandes catástrofes naturais e provoquem temor em quem resida nas proximidades, os vulcões também são considerados fontes de observação científica sobre o que acontece nas entranhas da Terra. "As lavas, os gazes e as cinzas expelidos durante as erupções fornecem novos conhecimentos de como os minerais são formados e onde recursos de interesse econômico para a humanidade podem se localizar", pondera o professor Claudio Terezo, autor do Novo Dicionário de Geografia e professor da Escola São Paulo da Cruz, em Osasco.
» Do que são feitas as pedras?
» O que existe no centro da Terra?
» Como se formam as ondas do mar?
Tecnicamente, um vulcão pode ser descrito como uma estrutura geológica, muitas vezes em formato de cone, que tem origem na emissão de magma, gases e partículas. Segundo o professor Terezo, os vulcões entram em erupção "devido às atividades endógenas (ou seja, do interior da Terra), que são processos e eventos que permitem e provocam a ascensão de material magmático (lavas, gazes e cinzas) do interior da Terra à superfície, numa liberação espetacular do calor interno acumulado através do tempo".


Ainda não existe consenso sobre quando um vulcão é ativo ou não. Em algumas formações, ocorreram várias erupções nos últimos milhares de anos, mas atualmente elas não estão em atividade. Hoje, apenas alguns vulcões encontram-se em estado permanente de erupção, como o Stromboli, nas Ilhas Lipari, próximo da Sicília, na Itália, e o Izalco, localizado em El Salvador. Na América do Sul, o Sangay e o Cotopaxi, ambos no Equador, também têm constante atividade.




segunda-feira, 9 de novembro de 2009


para refletir

[texto+1.gif]

REFLEXÃO

"Quem não luta por seus direitos,

vive a espera de favores..."

E.E.F.M. GRIJALVA COSTA, localizada a rua José Rufino Pereira,180, é uma escola pública que apresenta um excelente nível nos serviços oferecidos a seus alunos. A escola desenvovle diversos projetos de cunho socail, visando incentivar uma cultura cidadã na comunidad elocal.

momento ecologico


A E.E.FM. GRIJALVA COSTA, procura despertar em seus alunos uma consciencia ecologica e cidadã, onde todos possam contribuir de forma ativa na sua comunidade.
Aula de campo /Trilha da samambaia/ parque Nacional Ubajara

V SACE

Toda a comunidade da E.E.F.M GRIJALVA, espera ansiosa para mais uma vez participar do mais esperado evento estudantil da ESCOLA GRIJALVA COSTA: O V SACE.
Teremos eventos preparados para todos os gostos: cultura, artes, esportes!
Você não pode ficar de fora. venha participar de mais um evento com foco na melhora na aprendizagem.
Aguardamos todos vocês.

Núcleo Gestor