sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Olimpíadas de Lingua Portuguesa =

 
Esta semana, o artigo de opinião da escola "FÁBRICA DE CACHAÇA:PERMANÊNCIA SEM RADICALIZAÇÃO!", produzido pela aluna Andressa da Silva - 3º ano D tarde -, foi selecionado para participar da etapa estadual da 3ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.
Agora ficamos na expectativa do resultado da escolha das Comissões Julgadoras Estaduais que farão a leitura e seleção no periodo de 22 de setembro a 17 de outubro. Caso o nosso texto também seja selecionado nessa etapa, seremos semifinalista!!!
Parabéns Andressa!!! É esse o jeito de caminhar!

VII Feira de Ciências







As produções de vídeos do aluno Jefferson André sobre a 

VII Feira de Ciências da Escola Grijalva Costa 

Abertura

 

Grupo de Dança = Black Bulls

 

Robô desmontador de Bombas



Projeto Xadrez


Torre de Hanói

  Obesidade no Mundo

 Sobre AIDS

 

Encerramento da feira

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

7 de Setembro



A EEM Grijalva Costa Participou dos Eventos comemorativos do dia da Independência na cidade de Ubajara, onde as escolas de todo o município participaram do desfile tradicional nas ruas da cidade com concentração na Avenida dos Constituintes. 
 

Independência do Brasil
A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira.
Dia do Fico
Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu uma carta das cortes de Lisboa, exigindo seu retorno para Portugal. Há tempos os portugueses insistiam nesta idéia, pois pretendiam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro impedia este ideal. Porém, D. Pedro respondeu negativamente aos chamados de Portugal e proclamou : "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico."

O processo de Independência
Após o Dia do Fico, D. Pedro tomou uma série de medidas que desagradaram a metrópole, pois preparavam caminho para a independência do Brasil. D. Pedro convocou uma Assembléia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino. Determinou também que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o " cumpra-se ", ou seja, sem a sua aprovação. Além disso, o futuro imperador do Brasil, conclamava o povo a lutar pela independência.

O príncipe fez uma rápida viagem à Minas Gerais e a São Paulo para acalmar setores da sociedade que estavam preocupados com os últimos acontecimento, pois acreditavam que tudo isto poderia ocasionar uma desestabilização social. Durante a viagem, D. Pedro recebeu uma nova carta de Portugal que anulava a Assembléia Constituinte e exigia a volta imediata dele para a metrópole.
Estas notícias chegaram as mãos de D. Pedro quando este estava em viagem de Santos para São Paulo. Próximo ao riacho do Ipiranga, levantou a espada e gritou : " Independência ou Morte !". Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil. No mês de dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil. 

Pós Independência
Os primeiros países que reconheceram a independência do Brasil foram os Estados Unidos e o México. Portugal exigiu do Brasil o pagamento de 2 milhões de libras esterlinas para reconhecer a independência de sua ex-colônia. Sem este dinheiro, D. Pedro recorreu a um empréstimo da Inglaterra.
Embora tenha sido de grande valor, este fato histórico não provocou rupturas sociais no Brasil. O povo mais pobre se quer acompanhou ou entendeu o significado da independência. A estrutura agrária continuou a mesma, a escravidão se manteve e a distribuição de renda continuou desigual. A elite agrária, que deu suporte D. Pedro I, foi a camada que mais se beneficiou.

VII Feira de Ciências EEM Grijalva Costa

*BONS VENTOS CUIDANDO DO PLANETA

O projeto bons ventos cuidando do planeta, procurou expor para os visitantes a importância da energia eólica no plano de sustentabilidade e preservação do meio em que vivemos a Terra. O Ceará é o estado com maior potencial eólico do país, destacando regiões como Camocim, Caucaia, Tianguá, Ubajara e outras. Em Ubajara, já foi construída uma torre de captação de energia eólica, localizada no sítio Suminário, nas terras que pertencem ao senhor Marcondes. A projeção é que haja um grande retorno econômico para o município, gerando também novos empregos. Outro aspecto que procurou ser abordado é que a sustentabilidade também passa por produtos que consumimos em nossa alimentação e nas vestimentas, onde o uso consciente torna-se sinônimo de respeito, responsabilidade e compromisso de todos com o meio em que vivemos.

Professora Rosimar



USO DO XADREZ NO ENSINO DA MATEMÁTICA

O projeto Uso do xadrez no ensino da Matemática, visa despertar nos docentes e principalmente nos discentes a utilização deste jogo como ferramenta para o auxílio nas aulas de matemática. Como foi mostrado na feira de ciências, com o xadrez podemos trabalhar diversos assuntos da matemática como por exemplo: geometria plana, probabilidade, geometria analítica, progressão geométrica além de outros. O uso deste jogo também faz com que os alunos aprendam a respeitar regras algo que se faz necessário, tendo em vista o grande desrespeito dos alunos com o ambiente escolar, ou seja, a maioria procura sempre quebrar regras e fugir de seus deveres, então o jogo seria uma boa alternativa para mudar este aspecto.

Professor Júlio Cesar


PROJETO "RUMO À UNIVERSIDADE"

No espaço de Língua Portuguesa, da 7ª Feira de Ciências da Escola Grijalva Costa, colocando em prática o tema do evento 'Sustentabilidade', desenvolvemos projetos de Língua Portuguesa usando materiais alternativos, como papelão e caixas de sapato, jornal e também os recursos da tecnologia da informação e comunicação, evitando, assim, gastos e adequando a metodologia a realidade tecnológica em que estão inseridos os nossos jovens.






Os alunos dos terceiros anos desenvolveram o projeto "Rumo àUniversidade" - partindo da proposta do Governo do Estado do Ceará para a preparação para o Enem -, trabalhando as dicas para as provas, os gráficos dos conteúdos mais cobrados nos últimos exames, isso de forma interativa por meio de recursos de áudio, vídeo e dinâmicas pedagógicas para os participantes descobrirem o tema da redação do Enem 2012, uma "Caixinha de Surpresa", nome dado a essa atividade.

Na cabine "Rumo à Universidade", os alunos participavam de sessões de áudio (gravadas pela equipe do terceiro ano responsável) para ouvir as dicas e depois construir o mural com as frases-chave ali ouvidas. Em outros momentos, os participantes gravavam ao vivo pequenos vídeos para deixarem sua contribuição com sugestões para uma boa preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio, que é a oportunidade que tem para ingressar no nível superior.

Todos que se envolveram nessa ação ficaram informados e motivados para realizarem a prova do Enem com sucesso. Estes receberam como premiação simbólica o capelo e o diploma de graduados em motivação, pois além do conhecimento, compreenderam o significado do exame para suas vidas acadêmicas.
Essa material está disponível a seguir para que todos possam conhecer e interagir conosco.


Em Literatura, os alunos do 2º ano "E" tarde (Josiele, Rayllen, Mirla, Gizele, Inaiara e João Manoel) trabalharam a peça teatral "Romeu e Julieta, a Intertextualidade no Romantismo Brasileiro e Português".




A peça fora estruturada com recursos alternativos: papelão, folhas de jornal velho, tinta, sacolas plásticas foram os materiais utilizados para o cenário; a gravação das falas dos personagens foi realizada pelo laboratório da escola; para o figurino, maquiagem e penteado houve o apoio dos colegas e professores - a quem agradecemos a colaboração para o sucesso do projeto, como exercício de trabalho sustentável por meio da criatividade. Assim, os alunos brilharam encenando o amor de Julieta e Romeu, que intertextualmente é revivido em vários histórias do Romantismo Brasileiro e Português, como conseguiram mostrar as personagens de Amor de Perdição; Eurico, o presbítero; Senhora; A Moreninha, representadas por alunas caracterizadas, que contavam as semelhanças entre Julieta e as protagonistas Teresa, Hermengarda, Aurélia e Carolina, respectivamente.

Professora Ana Paula

terça-feira, 18 de setembro de 2012

E.E.M. Grijalva Costa = Olimpíada de Língua Portuguesa

Os alunos da E.E.M. Grijalva Costa pariticiparam da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro 2012, projeto que acontece todo ano par e tem como objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras. A escola trabalhou os gêneros textuais Crônica no 1º ano EM e Artigo de opinião, no 2º e 3º anos EM.
Durante as oficinas do projetos desenvolvemos uma sequencia didática para o ensino da prática de escrita desses gêneros a partir do reconhecimento da estrutura e características utilizando o material de texto e virtual disponível no site ttp://escrevendo.cenpec.org.br.
Na etapa escolar, a comissão julgadora selecionou na categoria artigo do opinião o texto da aluna Andressa Maria Silva, do 3º ano D tarde, para concorrer na etapa municipal, por atender de forma mais consistente, aos aspectos textuais característicos.

Dados da aluna cujo artigo foi escolhido:
CATEGORIA: ARTIGO DE OPINIÃO
E.E.M. GRIJALVA COSTA
ALUNA: ANDRESSA MARIA DA SILVA
3º ANO D TARDE
PROFESSORA ANA PAULA DE SOUSA FÉLIX FEITOSA




Vamos conferir o que diz o texto vencedor da etapa escolar.


Fábrica de cachaça: permanência sem radicalização! 
Na comunidade de Itaperacema, localizada no município de Ubajara/CE, foi providenciado um abaixo-assinado organizado pelo agricultor José Zarak da Silva Ramos, residente do Sítio Taboca, com mais de 400 assinaturas, reivindicando a retirada da Usina São Francisco. A usina produz a cachaça que fornecida para a indústria Ypióca Agroindustrial Ltda.
O protesto foi extenso, várias outras comunidades alegam sofrer pelo mau cheiro causado pela fábrica, além da poluição do ar e do solo que atinge os lençóis freáticos e nascentes dos rios localizados nos municípios de Ubajara e Tianguá, cidade próxima da localidade.
O documento que contém o abaixo-assinado foi encaminhado para as autoridades competentes e o fato foi noticiado pelo jornal Diário do Nordeste. Entre as assinaturas está a de Natália Félix, prefeita de Tianguá, e de Luiz Meneses de Lima, chefe de gabinete.
Os moradores pedem pela retirada da fábrica com direito a multa e indenização para todas as famílias prejudicadas devido ao grande impacto ambiental sofrido. Apesar dos danos causados pela poluição, a própria população alega que a usina exerce um papel importante para a comunidade porque gera emprego para muitas famílias.
O vereador João Batista Holanda Cavalcante, natural de Itaperacema, se pronunciou contra a reivindicação. “Enquanto existem pessoas tentando conseguir um trabalho, algumas ficam fazendo abaixo-assinado para derrubar o emprego de outros”, afirma o parlamentar.
Sou moradora da região afetada e sou a favor da não retirada da usina, mas sim do tratamento eficiente dos resíduos gerados, mesmo considerando que a população se manifesta por estar sendo prejudicada pela contaminação da água e do solo, uma vez que precisa utilizar a água para irrigar suas plantações, afetando a saúde das pessoas que consomem os alimentos ali produzidos.
Portanto, considerando os benefícios para economia do município, apesar da agressão ao meio ambiente, a melhor forma de resolver esse problema não seria radicalizando pela retirada da fábrica de cachaça, mas aplicando adequadamente as leis ambientais para responsabilizá-la pela desobediência quanto as obrigações de preservação da natureza e da qualidade de vida da população local.

A Coordenação do projeto PREVENIR realizam palestra para alunos da Escola Grijalva Costa


A Coordenação do projeto PREVENIR, juntamente com os agentes da pastoral da sobriedade da paróquia de São José de Ubajara, realizaram, no dia 17 de setembro, uma palestra para os alunos da Escola Grijalva Costa sobre o projeto Prevenir que tem como tema DROGAS LEGAL É PREVENIR e o lema QUE A SAÚDE SE DIFUNDA SOBRE A TERRA que tem como objetivo conscientizar jovens, responsáveis, educadores e lideranças religiosas para a problemática do uso abusivo do Álcool e outras drogas.
A Pastoral da Sobriedade é a ação concreta da Igreja na Prevenção e Recuperação da Dependência Química. É uma ação pastoral conjunta que busca a integração entre todas as Pastorais, Movimentos, Comunidades Terapêuticas, Casas de Recuperação para, através da pedagogia de Jesus-Libertador, resgatar e reinserir os excluídos, propondo uma mudança de vida através da conversão. Pastoral é uma atuação especial da Igreja, diante de um problema da sociedade, no momento em que ele se apresenta. É uma resposta da Igreja a uma problemática social. Considerando que 25% da população brasileira está, direta ou indiretamente, ligada ao fenômeno das drogas, que cada vez mais cedo os adolescentes entram em contato com as drogas, carregando consigo, em média, quatro outras pessoas, chamadas de co-dependentes, membros da família e amigos, a Pastoral da Sobriedade capacita aqueles, que de alguma maneira, se identificam com a causa e desejam lutar pela vida, tornando-se um Agente da Pastoral da Sobriedade.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

O ALUNO FRANCISCO TADEU DOS ANJOS FILHO E O PROFESSOR FRANCISCO JOSÉ FERNANDES DE SOUSA DA ESCOLA GRIJALVA COSTA, UBAJARA, REPRESENTARÃO O CEARÁ NA FEBRACE - FEIRA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS

O aluno Francisco Tadeu dos Anjos Filho e o Professor Francisco José Fernandes de Sousa, participaram da FECITEC em Imperatriz no Maranhão e receberam o credenciamento por premiação para se fazerem presentes na FEBRACE- em São Paulo. O Projeto “Ativação de Sistemas Elétricos por meio de Celular”, mais uma vez encantou a todos os visitantes e avaliadores da VII FECITEC (FEIRA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DO MARANHÃO), ficando entre os melhores já apresentados em todas as oito edições da Feira. Como premiação o Projeto foi efetivamente credenciado a participar da FEBRACE (FEIRA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS) no estado de São Paulo. A Escola Grijalva Costa sente-se imensamente orgulhosa em mais uma vez poder representar o estado do Ceará num evento de porte internacional.
A 5ª CREDE parabeniza a Escola Grijalva Costa, ao professor Francisco José e ao aluno Tadeu. Acreditamos que o Projeto possa ser desenvolvido por empresas que tenham interesse em desenvolver a tecnologia apresentada por nossa escola.
http://multimeioscrede05.blogspot.com.br/2012/09/tadeu-aluno-da-escola-grijalva-costa.html

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Caminhada Ecológica ao Parque Nacional de Ubajara



No dia de 17/08/2012 a Escola Grijalva Costa - Extensão de Matricula Araticum realizou uma Caminhada Ecológica, partindo da extensão de matricula ao Parque Nacional de Ubajara, com a participação de 80 alunos, coordenadora pedagógica, professores e funcionários. O objetivo da aula de campo foi conhecer as riquezas do Parque, relacionando assim, os conteúdos das diferentes disciplinas Geografia, História, Língua Portuguesa, Arte-Educação e Educação Física a produção de textos, pesquisa de dados, concurso de fotografias e incentivo à prática de atividades físicas.