quinta-feira, 9 de agosto de 2012

ESCOLA GRIJALVA COSTA PROMOVE PALESTRA SOBRE O DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E A EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTE



Nos 15 e 18 de Maio esteve presente na Escola Grijalva Costa a Assistente Social Rita Wigna de Souza Silva representante do CRAS (Centro de Referência e Assistência Social de Ubajara) ministrando uma palestra sobre a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. Apresentando o histórico e índices do número de pessoas agredidas a Assistente Social orientou aos alunos sobre os procedimentos legais a serem adotados no caso de conhecimento sobre crianças e adolescentes que sofreram agressões de quaisquer natureza. A abordagem do tema foi muito direta, os alunos participaram e manifestaram seu repúdio aos agressores após ouvirem relatos apresentados pela palestrante. Assim, a comunidade escolar passou a entender que muito pode ser feito para inibir ações criminosas desta natureza, participando diretamente como denunciante e ajudando a erradicar um problema social muito grave e presente nos dias de hoje.


A ESCOLA GRIJALVA COSTA PROMOVEU
 
O Dia Mundial sem Tabaco, 31 de maio, é uma data que tem como objetivo divulgar para população os perigos do uso do tabaco, as estratégias das companhias para seduzir os jovens a iniciar no tabagismo, as ações que a Organização Mundial da Saúde (OMS) desenvolve para controlar a epidemia do tabagismo no mundo, assim como o que a sociedade pode fazer para reivindicar o seu direito à saúde e à vida saudável e proteger as gerações presentes e futuras. A data foi criada em 1987, pela OMS.

Para as ações deste ano, a OMS escolheu o tema “A Interferência da Indústria do Tabaco”. O Brasil adaptou a abordagem para o contexto nacional, enfocando os danos causados ao longo da cadeia de produção do tabaco ao meio ambiente e à saúde da população, como o uso agrotóxicos que agridem ecossistemas e fumicultores, desmatamento, trabalho adolescente e infantil, danos à saúde da população, como a dependência química à nicotina e o fumo passivo e, por consequência, o aumento do risco para o desenvolvimento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs), como Acidente Vascular Encefálico, infarto e diversos tipos de câncer. Daí, a escolha do tema nacional: “Fumar: faz mal pra você, faz mal pro planeta”.

Nenhum comentário: