terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

8 de Março - Dia Internacional da Mulher

Todos sabem que o preconceito é um marco presente na vida da humanidade e a mulher não ficou de fora, em razão dele sofreu grandes perdas.
Ao longo da história, as mulheres estiveram sempre subjugadas às vontades dos homens, a trabalhar como serviçais, sem receber nada pelo seu trabalho ou então ganhavam um salário injusto, que não dava para sustentar sua família.
Em razão desses e tantos outros modos de discriminação, as mulheres se uniram para buscar maior respeito aos seus direitos, ao seu trabalho e à sua vida.
A discriminação era tão grande e séria que chegou ao ponto de operárias de uma fábrica têxtil serem queimadas vivas, presas à fábrica em que trabalhavam (em Nova Iorque) após uma manifestação onde reivindicavam melhores condições de trabalho, diminuição da carga horária de 16 para 10 horas diárias, salários iguais aos dos homens – que chegavam a ganhar três vezes mais no exercício da mesma função.
Porém, em 8 de março de 1910, aconteceu na Dinamarca uma conferência internacional feminina, onde assuntos de interesse das mulheres foram discutidos, além de decidirem que a data seria uma homenagem àquelas mortas carbonizadas.
No governo do presidente Getúlio Vargas as coisas no Brasil tomaram outro rumo. Com a reforma da constituição, acontecida em 1932, as mulheres brasileiras ganharam os mesmos direitos trabalhistas que os homens, conquistaram o direito ao voto e a cargos políticos do executivo e do legislativo.
Ainda em nosso país, há poucos anos, foi aprovada a Lei Maria da Penha, como resultado da grande luta pelos direitos da mulher, garantindo bons tratos dentro de casa, para que não sejam mais espancadas por seus companheiros ou que sirvam como escravas sexuais deles.
Mas a mulher não desiste de lutar pelo seu crescimento, o dia 8 de março não é apenas marcado como uma data comemorativa, mas um dia para se firmarem discussões que visem à diminuição do preconceito, onde são discutidos assuntos que tratam da importância do papel da mulher diante da sociedade, trazendo sua importância para uma vida mais justa em todo o mundo.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
fonte:

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

PREMIADOS DA OBMEP



 


 

 

A E. E. M. Grijalva Costa se orgulha em parabenizar a sua aluna Ravelly Pereira Vieira pelo sucesso na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP 2012.



Ravelly receberá o Certificado de Menção Honrosa pelos coordenadores regionais como premiação pelo seu bom resultado na OBMEP 2012


Parabéns aos alunos premiados, à diretoria, aos professores que colaboraram para alcançar esse resultado e aos demais alunos que participaram da OBMEP 2012.


sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Palestra – O Problema das Drogas – PROERD

Aconteceu na sexta feira que antecedia o Carnaval 2013, no dia 08 de fevereiro deste ano, ministrada pelos Oficiais Militares Educadores Sociais, Policial Fabrício e Policial Miranda, pertencentes ao Batalhão Comunitário, sediado na 4ª CIA do 4º BP COM – Tianguá, sob o comando do Capitão Gerardo de Paula Lourinho Neto, uma palestra na E. E. M. Grijalva Costa abrangendo a problemática do uso das drogas na sociedade.


Na ocasião, os palestrantes apresentaram com muita descontração e seriedade o PROERD, Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) tem como base o D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), e foi criado pela Professora Ruth Rich, em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, EUA, em 1983. Atualmente o Programa está presente nos cinquenta estados americanos, e em cinquenta e oito países.
No Brasil ele chegou em 1992 através da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, sendo que desde 2002 se encontra em todos os Estados brasileiros.
O PROERD é desenvolvido nas Escolas Públicas e Particulares, no ,5º ano e 7º ano do Ensino Fundamental, na educação infantil(Proerd Kids) e para adultos com o Proerd para Pais, por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico, através de metodologia especialmente voltada para crianças, adolescentes e adultos. O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas e da violência.
O Programa é pedagogicamente estruturado em lições, ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado; que além da sua presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo de ligação na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família.
O Programa oferece, em linguagem acessível às faixas etárias que se direciona, uma variedade de atividades interativas com a participação de grupos em aprendizado cooperativo; atividades que foram projetadas para estimular os estudantes a resolverem os principais problemas na fase em que se encontram vivendo.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

De volta às aulas!



 No dia 28 de janeiro retomamos os trabalhos na escola Grijalva Costa com uma reunião no pátio da escola e a apresentação dos professores e alunos com a palavra da nossa diretora Hélia Ferreira, onde foram repassadas as coordenadas para que tenhamos um ano de grandes sucessos e realizações.

AO TRABALHO


RECOMEÇAR
Não importa onde você parou…
em que momento da vida você cansou…
o que importa é que sempre é possível e necessário “Recomeçar”.

Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo…
é renovar as esperanças na vida e o mais importante…
acreditar em você de novo.


Carlos Drummond de Andrade.