Aconteceu na sexta feira que
antecedia o Carnaval 2013, no dia 08 de fevereiro deste ano, ministrada pelos
Oficiais Militares Educadores Sociais, Policial Fabrício e Policial Miranda,
pertencentes ao Batalhão Comunitário, sediado na 4ª CIA do 4º BP COM – Tianguá,
sob o comando do Capitão Gerardo de Paula Lourinho Neto, uma palestra na E. E.
M. Grijalva Costa abrangendo a problemática do uso das drogas na sociedade.
Na ocasião, os
palestrantes apresentaram com muita descontração e seriedade o PROERD, Programa
Educacional de Resistência às Drogas e à Violência
O Programa
Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) tem como base o
D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), e foi criado pela Professora Ruth
Rich, em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, EUA,
em 1983. Atualmente o Programa está presente nos cinquenta estados americanos,
e em cinquenta e oito países.
No Brasil ele chegou
em 1992 através da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, sendo que desde
2002 se encontra em todos os Estados brasileiros.
O PROERD é
desenvolvido nas Escolas Públicas e Particulares, no ,5º ano e 7º ano do Ensino
Fundamental, na educação infantil(Proerd Kids) e para adultos com o Proerd para
Pais, por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico,
através de metodologia especialmente voltada para crianças, adolescentes e
adultos. O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da
importância de manter-se longe das drogas e da violência.
O Programa é
pedagogicamente estruturado em lições, ministradas obrigatoriamente por um
policial militar fardado; que além da sua presença física em sala de aula como
educador social, propicia um forte elo de ligação na comunidade escolar em que
atua, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família.
O Programa oferece,
em linguagem acessível às faixas etárias que se direciona, uma variedade de
atividades interativas com a participação de grupos em aprendizado cooperativo;
atividades que foram projetadas para estimular os estudantes a resolverem os
principais problemas na fase em que se encontram vivendo.
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