sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Palestra – O Problema das Drogas – PROERD

Aconteceu na sexta feira que antecedia o Carnaval 2013, no dia 08 de fevereiro deste ano, ministrada pelos Oficiais Militares Educadores Sociais, Policial Fabrício e Policial Miranda, pertencentes ao Batalhão Comunitário, sediado na 4ª CIA do 4º BP COM – Tianguá, sob o comando do Capitão Gerardo de Paula Lourinho Neto, uma palestra na E. E. M. Grijalva Costa abrangendo a problemática do uso das drogas na sociedade.


Na ocasião, os palestrantes apresentaram com muita descontração e seriedade o PROERD, Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) tem como base o D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), e foi criado pela Professora Ruth Rich, em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, EUA, em 1983. Atualmente o Programa está presente nos cinquenta estados americanos, e em cinquenta e oito países.
No Brasil ele chegou em 1992 através da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, sendo que desde 2002 se encontra em todos os Estados brasileiros.
O PROERD é desenvolvido nas Escolas Públicas e Particulares, no ,5º ano e 7º ano do Ensino Fundamental, na educação infantil(Proerd Kids) e para adultos com o Proerd para Pais, por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico, através de metodologia especialmente voltada para crianças, adolescentes e adultos. O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas e da violência.
O Programa é pedagogicamente estruturado em lições, ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado; que além da sua presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo de ligação na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família.
O Programa oferece, em linguagem acessível às faixas etárias que se direciona, uma variedade de atividades interativas com a participação de grupos em aprendizado cooperativo; atividades que foram projetadas para estimular os estudantes a resolverem os principais problemas na fase em que se encontram vivendo.

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