PROJETO : EDUCACAO AMBIENTAL
APRESENTAÇÃO:
A E.E.F.M. GRIJALVA COSTA, desenvolveu o projeto sobre EDUCAÇÃO AMBIENTAL de forma interdisciplinar em todas as áreas do conhecimento(Linguagem e código e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias e Ciências da Natureza e suas tecnologias) pois a consciência ambiental deve estar presente no cotidiano do homem, haja visto que o meio ambiente e sua preservação não pode esta desassociado de nossa vida pessoal e social.
É necessário e pertinente situar os acontecimentos no contexto mundial, histórica e geograficamente. Com a História, os alunos poderão compreender as mudanças na economia e a emergência de atividades produtivas que utilizavam recursos naturais como fonte de energia visando o progresso das sociedades capitalistas. Logo com a Geografia pode ser explorado o estudo sobre a viabilidade de algumas regiões do planeta para a exploração de petróleo. Situações de reflexão devem permear esses estudos a fim de que os alunos possam fazer relações das causas com as conseqüências do aquecimento global. Começaremos com uma proposta da exibição de filmes que tratem sobre o assunto, depois uma boa e aprofundada pesquisa sobre o tema e, em seguida, uma aplicação prática na própria escola. Lembramos que todo o projeto pode ser modificado de acordo com o interesse do professor e do público a quem atende.
É necessário e pertinente situar os acontecimentos no contexto mundial, histórica e geograficamente. Com a História, os alunos poderão compreender as mudanças na economia e a emergência de atividades produtivas que utilizavam recursos naturais como fonte de energia visando o progresso das sociedades capitalistas. Logo com a Geografia pode ser explorado o estudo sobre a viabilidade de algumas regiões do planeta para a exploração de petróleo. Situações de reflexão devem permear esses estudos a fim de que os alunos possam fazer relações das causas com as conseqüências do aquecimento global. Começaremos com uma proposta da exibição de filmes que tratem sobre o assunto, depois uma boa e aprofundada pesquisa sobre o tema e, em seguida, uma aplicação prática na própria escola. Lembramos que todo o projeto pode ser modificado de acordo com o interesse do professor e do público a quem atende.
· II- JUSTIFICATIVA DO PROJETO:
A Escola E. E. F.M. Grijalva Costa, em sua metodologia tem a preocupação de contemplar questões relacionadas ao meio em que o aluno está inserido de forma participativa sendo capaz de estabelecer relações, interagir, transformar, reelaborar e agir no meio em que vive e em outras realidades. Diante disso, a escola realiza a Pesquisa Participante através de visitas a toda a comunidade escolar investigando suas preocupações, sonhos e anseios . Destacam-se as relacionadas com o caráter e dignidade, a importância da escola na formação do cidadão, sem esquecer, nunca, que o sustento vem da terra.
· Portanto, sentiu-se a necessidade de mostrar que o equilíbrio da natureza é essencial para a vida na terra. Atualmente, a preocupação com a degradação do planeta ocupa atenção da sociedade local e mundial, onde a escola se engaja com os ambientalistas na busca de soluções para preservar o meio ambiente. Partindo do princípio que a educação ambiental é um processo longo e contínuo, e mudar isso não é uma coisa fácil,devemos primeiro mudar nossos hábitos e atitudes, uma vez que a mudança deve ser espontânea e vir de dentro para que ela possa de fato ocorrer. Muitas situações estão distantes fisicamente mas que influenciam na manutenção dos seres vivos. Por isso, a importância de pequenos atos em nossas casas e escolas.
· A Educação Ambiental é muito mais do que conscientizar sobre o lixo, reciclagem e datas comemorativas, é trabalhar situações que possibilitem a comunidade escolar pensar propostas de intervenção na realidade que os cerca. Ela será o elo entre todas as disciplinas e preencherá uma lacuna na área da educação, que é a valorização da vida e, portanto, do meio ambiente.
· “ As pessoas cuidam do meio ambiente por duas razões apenas:por amor ou por temor. Vale dizer, algumas pessoas conservam a natureza porque gostam, porque acham bonito, independente para ela servir para alguma coisa. Elas conservam por razões puramente afetivas . Outras conservam porque já ouviram falar no desequilíbrio ecológico, porque tem medo de cortar a mata, assorear os rios, acabar com o oxigênio, a poluição dá doença, etc. Assim, basicamente nós temos um fator afetivo e um fator cognitivo, este depende do conhecimento. A preocupação maior de um educador ambientalista deve ser o de desenvolver no aluno esses dois fatores.(OLIVEIRA, 1990,p.18)
· Geralmente, a criança desenvolve com mais sensibilidade o gosto e o amor pela natureza, já no adulto , muitas vezes, é preciso desenvolver o respeito. Percebe-se, portanto, que a Educação Ambiental abrange todas as áreas. A cidadania tem fator fundamental para conscientização deste contexto global. Não é por falta de conhecimento que o meio ambiente é destruído, mas devido ao estágio de desenvolvimento existente nas relações sociais de nossa espécie. Ao desmatar, queimar, poluir, utilizar ou desperdiçar recursos naturais ou energéticos, cada ser humano está reproduzindo o que aprendeu ao longo da história e a cultura do seu povo. Portanto, este não é um ato isolado de um ou outro indivíduo, mas reflete as relações sociais e tecnológicas de sua sociedade.
· Não adianta um aluno tirar nota dez nas provas e continuar atirando lixo nas ruas, pescar peixes fêmeas prontas para reproduzir, desperdiçar água e energia elétrica, desmatar ou realizar outro tipo de ação danosa, seja por não perceberem a extensão dessas ações ou por não se sentirem responsáveis pelo mundo em que vivem. Há a necessidade de conciliar a teoria com a prática no dia-a-dia, garantindo, assim, o futuro da humanidade. Logo, precisamos desenvolver a valorização da vida, espontaneamente voltaremos a nos integrar com a natureza e conseqüentemente procuraremos preservar o meio ambiente, pois teremos uma noção clara de que tudo é integrado. Somos parte da natureza, porém, devido a inúmeros fatores, esquecemos disto.
· O projeto Educação Ambiental faz-se necessário para colocar em prática no dia-a-dia, através de pequenos atos, que darão início as grandes transformações que devem ser assumidas por todos neste século XXI.
· III- OBJETIVO GERAL Estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação a utilização dos recursos naturais favorecendo a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie e o próprio planeta como um todo, auxiliando para que a sociedade possua um ambiente sustentável, garantindo a vida no planeta.
· IV- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Incentivar e promover o trabalho coletivo e a cooperação entre os alunos e os professores, entre a escola e a comunidade, para transformação humana e social, alcançando a preservação e a recuperação do ecossistema.
b)Possibilitar a construção da consciência ecológica para este mundo diferente e transformador, fazendo análises importantes tanto nos conteúdos programáticos como na prática relativa ao meio ambiente escolar.
c) Observar e analisar fatos e situações de todos os tipos de lixo do ponto de vista ambiental, de modo crítico, reconhecendo as necessidades e oportunidades de atuar de modo propositivo para garantir um meio ambiente saudável e a boa qualidade de vida.
d) Sensibilizar o aluno para a necessidade de pensar no problema do lixo, nas formas de coleta e destino, na reciclagem, nos responsáveis pela produção e destino na escola, em casa e em espaços comuns, e que venha se tirar proveito e lucro da coleta e reciclagem, ao mesmo tempo, trazendo retorno para a escola e para o município. Sendo assim, buscar-se-á parcerias que envolvam empresas e setor público.
e) Perceber que o lixo pode ser uma fonte importante de recurso financeiro através da reciclagem.
f) Identificar o nível de dependência em relação a energia elétrica, buscando alternativas para a redução do consumo e outras fontes produtoras de energia.
g) Conscientizar sobre a importância da água para manter a vida no planeta, além de buscar meios para economizar e usá-la racionalmente.
h) Criar uma consciência sobre a necessidade de diminuir e buscar formas para solucionar a poluição do ar, da água, do solo, sonora e visual. Possibilitar a comunidade escolar o acesso a áreas verdes preservadas.
j) Capacitar os alunos para plantar, preservar e recuperar áreas verdes na escola e comunidade, visando formar cidadãos que interagem e participem de forma ativa na recuperação do meio ambiente.
l) Recuperar o terreno da escola para criar um espaço de reflorestamento e embelezamento, servindo para efetivar na prática as ações da Educação Ambiental;
m) Participar de ações sociais que resgatem valores humanos como respeito pela vida, responsabilidade, solidariedade, amizade e ética.
V- METODOLOGIA:
O projeto Educação Ambiental será apresentado aos professores para que surjam propostas de trabalho e atividades relacionadas ao assunto explorando diversos aspectos conceituais do seu campo de estudo. A situação problema será exposta aos alunos para que o assunto entre em discussão e a partir daí sejam construídos o seu pré-projeto.
VI- ESTRATÉGIAS
- Procurar ajuda a órgãos, como a Emater, para construir cisternas de captação.
- b) Criar ações para arborização e recuperação da área da escola.
- c) Implantar programas de seleção, reciclagem e destino do lixo.
- d) Campanhas para a diminuição do uso de veículos, de embalagens plásticas, etc.
- e) Elaboração, apresentação e distribuição de jornais, murais, folders, textos.
- f) Oficinas (sabão, sacolas, etc)
- g) Livro de receitas alternativas.
- h) Palestras.
- Releitura de obras de pintores.
- j) Paródias.
- l) Trilha ecológica.
- m) Compostagem e minhocário.
- n) Visita ao aterro sanitário – lixão.
- o) Apresentação de peças teatrais com o objetivo de sensibilizar e conscientizar os indivíduos sobre a importância de preservar o meio ambiente.
- p) Assistir documentários.
- q) Trabalho de campo.
- r) Reciclagem de papel.
- s) Estudo comparativo do gasto de energia elétrica nas casas dos alunos e na escola, com propostas de redução gradativa e busca de alternativas.
VII- AVALIAÇÃO:
Espera-se que durante o desenvolvimento da prática pedagógica aplicada a educação ambiental:
ü a relativa mudança de comportamento dos educandos na comunidade escolar;
ü o exercício da cidadania, solidariedade e cooperação entre escola e comunidade;
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
- Março
- Elaboração do projeto.
- Apresentação do projeto para os professores.
- Observação do entorno escolar pelos alunos.
· CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
- Março e Abril.
- Sistematização das observações.
- Elaboração do jornal escolar.
- Apresentação do projeto aos alunos.
· CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
- Abril
- Reunião com parceiros técnicos e elaboração do cronograma para a preparação do terreno e plantio de grama, árvores e flores. Construção do minhocário e reciclagem de lixo.
· CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
- Abril
- Maio
- Apresentação da sistematização aos alunos e escolha do nome do projeto.
- Visitação aos meios de comunicação do Municipio para divulgação do projeto (alunos do Ensino Médio)
· CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
- Março a julho
- Lançamento da primeira edição do jornal e pedágio da consciência ambiental.
- Implementação da seleção do lixo na escola.
· CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
- 05 de junho
- Junho
- Parada da consciência ambiental: carros na garagem, pessoas na rua a pé ou de bicicleta.
- Preparação das oficinas de reciclagem.
· CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
- Junho
- Visita dos alunos ao lixão da cidade.
- Café com vovôs e vovós: passado e presente do meio ambiente.
· CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
- Agosto e Setembro
- Outubro
- Confecção de brinquedos com material reciclado pelos alunos do Ensino Médio.
- Apresentação de teatros educativos.
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· CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
- Agosto
- Lançamento da segunda edição do jornal do projeto.
- Dia da limpeza do lixo dos terrenos baldios e do riacho( que ainda será escolhido conforme localização das residências dos alunos envolvidos)
·
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
- Setembro
- Desfile escolar – Tema: Reciclagem material e de consciência.
- Palestras educativas.
· CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
- Outubro
- Novembro
- Entrega dos brinquedos às crianças das periferias mais carentes;( feitos pelos alunos com material reciclável);
- Culminância do projeto: feira pedagógica e apresentações.
- A Escola organizará uma “Feira de Amostras” com as idéias de baixo custo levantadas pelos alunos - uso de garrafas PET, como transformar óleo de cozinha em sabão, como criar um aquecedor utilizando energia solar etc. – ou estabelecer visitas a outras escolas, onde os alunos possam expor seu trabalho.
Hélia Maria ferreira de Sousa
Um comentário:
Olá galera do Grijalva
eu sou um aluno e blogueiro da Escola Monsenhor Melo do município de Ibiapina.
Queria parabenizar voçês pelo blog e convidar voçês a visitarem as atividades que nossa escola também realiza.
Obrigado pela atenção e deixo aqui o link para visitas.
escolamonsmelo.blogspot.com
Atenciosamente...
Bruno 3º ano "C" da E.E.F.M. Monsenhor Melo.
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