segunda-feira, 30 de novembro de 2009

PROJETO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL


PROJETO : EDUCACAO AMBIENTAL

APRESENTAÇÃO:
 A E.E.F.M. GRIJALVA COSTA,  desenvolveu o projeto sobre EDUCAÇÃO AMBIENTAL de forma interdisciplinar  em todas as áreas do conhecimento(Linguagem e código e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias e Ciências da Natureza e suas tecnologias) pois a consciência ambiental deve estar presente no cotidiano do homem, haja visto que o meio ambiente e sua preservação não pode esta desassociado de nossa vida pessoal e social.                                  
É necessário e pertinente situar os acontecimentos no contexto mundial, histórica e geograficamente. Com a História, os alunos poderão compreender as mudanças na economia e a emergência de atividades produtivas que utilizavam recursos naturais como fonte de energia visando o progresso das sociedades capitalistas. Logo com a Geografia pode ser explorado o estudo sobre a viabilidade de algumas regiões do planeta para a exploração de petróleo. Situações de reflexão devem permear esses estudos a fim de que os alunos possam fazer relações das causas com as conseqüências do aquecimento global.                                            Começaremos com uma proposta da exibição de filmes que tratem sobre o assunto, depois uma boa e aprofundada pesquisa sobre o tema e, em seguida, uma aplicação prática na própria escola. Lembramos que todo o projeto pode ser modificado de acordo com o interesse do professor e do público a quem atende.
·  II- JUSTIFICATIVA DO PROJETO:
 A Escola E. E. F.M. Grijalva Costa, em sua metodologia tem a preocupação de contemplar questões relacionadas ao meio em que o aluno está inserido de forma participativa sendo capaz de estabelecer relações, interagir, transformar, reelaborar e agir no meio em que vive e em outras realidades. Diante disso, a escola realiza a Pesquisa Participante através de visitas a toda a comunidade escolar investigando suas preocupações, sonhos e anseios . Destacam-se as relacionadas com o caráter e dignidade, a importância da escola na formação do cidadão, sem esquecer, nunca, que o sustento vem da terra.
·  Portanto, sentiu-se a necessidade de mostrar que o equilíbrio da natureza é essencial para a vida na terra. Atualmente, a preocupação com a degradação do planeta ocupa atenção da sociedade local e mundial, onde a escola se engaja com os ambientalistas na busca de soluções para preservar o meio ambiente. Partindo do princípio que a educação ambiental é um processo longo e contínuo, e mudar isso não é uma coisa fácil,devemos primeiro mudar nossos hábitos e atitudes, uma vez que a mudança deve ser espontânea e vir de dentro para que ela possa de fato ocorrer. Muitas situações estão distantes fisicamente mas que influenciam na manutenção dos seres vivos. Por isso, a importância de pequenos atos em nossas casas e escolas.
·  A Educação Ambiental é muito mais do que conscientizar sobre o lixo, reciclagem e datas comemorativas, é trabalhar situações que possibilitem a comunidade escolar pensar propostas de intervenção na realidade que os cerca. Ela será o elo entre todas as disciplinas e preencherá uma lacuna na área da educação, que é a valorização da vida e, portanto, do meio ambiente.
·  “ As pessoas cuidam do meio ambiente por duas razões apenas:por amor ou por temor. Vale dizer, algumas pessoas conservam a natureza porque gostam, porque acham bonito, independente para ela servir para alguma coisa. Elas conservam por razões puramente afetivas . Outras conservam porque já ouviram falar no desequilíbrio ecológico, porque tem medo de cortar a mata, assorear os rios, acabar com o oxigênio, a poluição dá doença, etc. Assim, basicamente nós temos um fator afetivo e um fator cognitivo, este depende do conhecimento. A preocupação maior de um educador ambientalista deve ser o de desenvolver no aluno esses dois fatores.(OLIVEIRA, 1990,p.18)
·  Geralmente, a criança desenvolve com mais sensibilidade o gosto e o amor pela natureza, já no adulto , muitas vezes, é preciso desenvolver o respeito. Percebe-se, portanto, que a Educação Ambiental abrange todas as áreas. A cidadania tem fator fundamental para conscientização deste contexto global. Não é por falta de conhecimento que o meio ambiente é destruído, mas devido ao estágio de desenvolvimento existente nas relações sociais de nossa espécie. Ao desmatar, queimar, poluir, utilizar ou desperdiçar recursos naturais ou energéticos, cada ser humano está reproduzindo o que aprendeu ao longo da história e a cultura do seu povo. Portanto, este não é um ato isolado de um ou outro indivíduo, mas reflete as relações sociais e tecnológicas de sua sociedade.
·  Não adianta um aluno tirar nota dez nas provas e continuar atirando lixo nas ruas, pescar peixes fêmeas prontas para reproduzir, desperdiçar água e energia elétrica, desmatar ou realizar outro tipo de ação danosa, seja por não perceberem a extensão dessas ações ou por não se sentirem responsáveis pelo mundo em que vivem. Há a necessidade de conciliar a teoria com a prática no dia-a-dia, garantindo, assim, o futuro da humanidade. Logo, precisamos desenvolver a valorização da vida, espontaneamente voltaremos a nos integrar com a natureza e conseqüentemente procuraremos preservar o meio ambiente, pois teremos uma noção clara de que tudo é integrado. Somos parte da natureza, porém, devido a inúmeros fatores, esquecemos disto.
·  O projeto Educação Ambiental faz-se necessário para colocar em prática no dia-a-dia, através de pequenos atos, que darão início as grandes transformações que devem ser assumidas por todos neste século XXI.
·  III- OBJETIVO GERAL Estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação a utilização dos recursos naturais favorecendo a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie e o próprio planeta como um todo, auxiliando para que a sociedade possua um ambiente sustentável, garantindo a vida no planeta.
·  IV- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
*       Incentivar e promover o trabalho coletivo e a cooperação entre os alunos e os professores, entre a escola e a comunidade, para transformação humana e social, alcançando a preservação e a recuperação do ecossistema.
*       b)Possibilitar a construção da consciência ecológica para este mundo diferente e transformador, fazendo análises importantes tanto nos conteúdos programáticos como na prática relativa ao meio ambiente escolar.
*       c) Observar e analisar fatos e situações de todos os tipos de lixo do ponto de vista ambiental, de modo crítico, reconhecendo as necessidades e oportunidades de atuar de modo propositivo para garantir um meio ambiente saudável e a boa qualidade de vida.
*      d) Sensibilizar o aluno para a necessidade de pensar no problema do lixo, nas formas de coleta e destino, na reciclagem, nos responsáveis pela produção e destino na escola, em casa e em espaços comuns, e que venha se tirar proveito e lucro da coleta e reciclagem, ao mesmo tempo, trazendo retorno para a escola e para o município. Sendo assim, buscar-se-á parcerias que envolvam empresas e setor público.
*      e) Perceber que o lixo pode ser uma fonte importante de recurso financeiro através da reciclagem.
*      f) Identificar o nível de dependência em relação a energia elétrica, buscando alternativas para a redução do consumo e outras fontes produtoras de energia.
*      g) Conscientizar sobre a importância da água para manter a vida no planeta, além de buscar meios para economizar e usá-la racionalmente.
*      h) Criar uma consciência sobre a necessidade de diminuir e buscar formas para solucionar a poluição do ar, da água, do solo, sonora e visual. Possibilitar a comunidade escolar o acesso a áreas verdes preservadas.
*      j) Capacitar os alunos para plantar, preservar e recuperar áreas verdes na escola e comunidade, visando formar cidadãos que interagem e participem de forma ativa na recuperação do meio ambiente.
*      l) Recuperar o terreno da escola para criar um espaço de reflorestamento e embelezamento, servindo para efetivar na prática as ações da Educação Ambiental;
*      m) Participar de ações sociais que resgatem valores humanos como respeito pela vida, responsabilidade, solidariedade, amizade e ética.
  V- METODOLOGIA:
 O projeto Educação Ambiental será apresentado aos professores para que surjam propostas de trabalho e atividades relacionadas ao assunto explorando diversos aspectos conceituais do seu campo de estudo. A situação problema será exposta aos alunos para que o assunto entre em discussão e a partir daí sejam construídos o seu pré-projeto.
 VI- ESTRATÉGIAS
  • Procurar ajuda a órgãos, como a Emater, para construir cisternas de captação.
  • b) Criar ações para arborização e recuperação da área da escola.
  • c) Implantar programas de seleção, reciclagem e destino do lixo.
  • d) Campanhas para a diminuição do uso de veículos, de embalagens plásticas, etc.
  • e) Elaboração, apresentação e distribuição de jornais, murais, folders, textos.
  • f) Oficinas (sabão, sacolas, etc)
  • g) Livro de receitas alternativas.
  • h) Palestras.
  • Releitura de obras de pintores.
  • j) Paródias.
  • l) Trilha ecológica.
  • m) Compostagem e  minhocário.
  • n) Visita ao aterro sanitário – lixão.
  • o) Apresentação de peças teatrais com o objetivo de sensibilizar e conscientizar os indivíduos sobre a importância de preservar o meio ambiente.
  • p) Assistir documentários.
  • q) Trabalho de campo.
  • r) Reciclagem de papel.
  •  s) Estudo comparativo do gasto de energia elétrica nas casas dos alunos e na escola, com propostas de redução gradativa e busca de alternativas.
 VII- AVALIAÇÃO:
 Espera-se que durante o desenvolvimento da prática pedagógica aplicada a educação ambiental:
ü      a relativa mudança de comportamento dos educandos na comunidade escolar;
ü      o exercício da cidadania, solidariedade e cooperação entre escola e comunidade;
*      CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
  • Março
  • Elaboração do projeto.
  • Apresentação do projeto para os professores.
  • Observação do entorno escolar pelos alunos.
·  CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
  • Março  e  Abril.
  • Sistematização das observações.
  • Elaboração do jornal escolar.
  • Apresentação do projeto aos alunos.
·  CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
  • Abril
  • Reunião com parceiros técnicos e elaboração do cronograma para a preparação do terreno e plantio de grama, árvores e flores. Construção do minhocário e reciclagem de lixo.
·  CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
  • Abril
  • Maio
  • Apresentação da sistematização aos alunos e escolha do nome do projeto.
  • Visitação aos meios de comunicação do Municipio para divulgação do projeto (alunos do Ensino Médio)
·  CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
  • Março a julho
  • Lançamento da primeira edição do jornal e pedágio da consciência ambiental.
  • Implementação da seleção do lixo na escola.
·  CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
  • 05 de junho
  • Junho
  • Parada da consciência ambiental: carros na garagem, pessoas na rua a pé ou de bicicleta.
  • Preparação das oficinas de reciclagem.
·  CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
  • Junho
  • Visita dos alunos ao lixão da cidade.
  • Café com vovôs e vovós: passado e presente do meio ambiente.
·  CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
  • Agosto e Setembro
  • Outubro
  • Confecção de brinquedos com material reciclado pelos alunos do Ensino Médio.
  • Apresentação de teatros educativos. 


·        CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
  • Agosto
  • Lançamento da segunda edição do jornal do projeto.
  • Dia da limpeza do lixo dos terrenos baldios e do riacho( que ainda será escolhido conforme localização das residências dos alunos envolvidos)
· 

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
  • Setembro
  • Desfile escolar – Tema: Reciclagem material e de consciência.
  • Palestras educativas.
·  CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
  • Outubro
  • Novembro
  • Entrega dos brinquedos às crianças das periferias mais carentes;( feitos pelos alunos com material reciclável);

  • Culminância do projeto: feira pedagógica e apresentações.
  •  
  • A Escola  organizará uma “Feira de Amostras” com as idéias de baixo custo levantadas pelos alunos - uso de garrafas PET, como transformar óleo de cozinha em sabão, como criar um aquecedor utilizando energia solar etc. – ou estabelecer visitas a outras escolas, onde os alunos possam expor seu trabalho.

                  Hélia Maria ferreira de Sousa
Diretora Geral

Um comentário:

Bruno,aluno da Escola Mons. Melo de Ibiapina disse...

Olá galera do Grijalva
eu sou um aluno e blogueiro da Escola Monsenhor Melo do município de Ibiapina.
Queria parabenizar voçês pelo blog e convidar voçês a visitarem as atividades que nossa escola também realiza.
Obrigado pela atenção e deixo aqui o link para visitas.

escolamonsmelo.blogspot.com

Atenciosamente...
Bruno 3º ano "C" da E.E.F.M. Monsenhor Melo.