quinta-feira, 20 de setembro de 2012

VII Feira de Ciências EEM Grijalva Costa

*BONS VENTOS CUIDANDO DO PLANETA

O projeto bons ventos cuidando do planeta, procurou expor para os visitantes a importância da energia eólica no plano de sustentabilidade e preservação do meio em que vivemos a Terra. O Ceará é o estado com maior potencial eólico do país, destacando regiões como Camocim, Caucaia, Tianguá, Ubajara e outras. Em Ubajara, já foi construída uma torre de captação de energia eólica, localizada no sítio Suminário, nas terras que pertencem ao senhor Marcondes. A projeção é que haja um grande retorno econômico para o município, gerando também novos empregos. Outro aspecto que procurou ser abordado é que a sustentabilidade também passa por produtos que consumimos em nossa alimentação e nas vestimentas, onde o uso consciente torna-se sinônimo de respeito, responsabilidade e compromisso de todos com o meio em que vivemos.

Professora Rosimar



USO DO XADREZ NO ENSINO DA MATEMÁTICA

O projeto Uso do xadrez no ensino da Matemática, visa despertar nos docentes e principalmente nos discentes a utilização deste jogo como ferramenta para o auxílio nas aulas de matemática. Como foi mostrado na feira de ciências, com o xadrez podemos trabalhar diversos assuntos da matemática como por exemplo: geometria plana, probabilidade, geometria analítica, progressão geométrica além de outros. O uso deste jogo também faz com que os alunos aprendam a respeitar regras algo que se faz necessário, tendo em vista o grande desrespeito dos alunos com o ambiente escolar, ou seja, a maioria procura sempre quebrar regras e fugir de seus deveres, então o jogo seria uma boa alternativa para mudar este aspecto.

Professor Júlio Cesar


PROJETO "RUMO À UNIVERSIDADE"

No espaço de Língua Portuguesa, da 7ª Feira de Ciências da Escola Grijalva Costa, colocando em prática o tema do evento 'Sustentabilidade', desenvolvemos projetos de Língua Portuguesa usando materiais alternativos, como papelão e caixas de sapato, jornal e também os recursos da tecnologia da informação e comunicação, evitando, assim, gastos e adequando a metodologia a realidade tecnológica em que estão inseridos os nossos jovens.






Os alunos dos terceiros anos desenvolveram o projeto "Rumo àUniversidade" - partindo da proposta do Governo do Estado do Ceará para a preparação para o Enem -, trabalhando as dicas para as provas, os gráficos dos conteúdos mais cobrados nos últimos exames, isso de forma interativa por meio de recursos de áudio, vídeo e dinâmicas pedagógicas para os participantes descobrirem o tema da redação do Enem 2012, uma "Caixinha de Surpresa", nome dado a essa atividade.

Na cabine "Rumo à Universidade", os alunos participavam de sessões de áudio (gravadas pela equipe do terceiro ano responsável) para ouvir as dicas e depois construir o mural com as frases-chave ali ouvidas. Em outros momentos, os participantes gravavam ao vivo pequenos vídeos para deixarem sua contribuição com sugestões para uma boa preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio, que é a oportunidade que tem para ingressar no nível superior.

Todos que se envolveram nessa ação ficaram informados e motivados para realizarem a prova do Enem com sucesso. Estes receberam como premiação simbólica o capelo e o diploma de graduados em motivação, pois além do conhecimento, compreenderam o significado do exame para suas vidas acadêmicas.
Essa material está disponível a seguir para que todos possam conhecer e interagir conosco.


Em Literatura, os alunos do 2º ano "E" tarde (Josiele, Rayllen, Mirla, Gizele, Inaiara e João Manoel) trabalharam a peça teatral "Romeu e Julieta, a Intertextualidade no Romantismo Brasileiro e Português".




A peça fora estruturada com recursos alternativos: papelão, folhas de jornal velho, tinta, sacolas plásticas foram os materiais utilizados para o cenário; a gravação das falas dos personagens foi realizada pelo laboratório da escola; para o figurino, maquiagem e penteado houve o apoio dos colegas e professores - a quem agradecemos a colaboração para o sucesso do projeto, como exercício de trabalho sustentável por meio da criatividade. Assim, os alunos brilharam encenando o amor de Julieta e Romeu, que intertextualmente é revivido em vários histórias do Romantismo Brasileiro e Português, como conseguiram mostrar as personagens de Amor de Perdição; Eurico, o presbítero; Senhora; A Moreninha, representadas por alunas caracterizadas, que contavam as semelhanças entre Julieta e as protagonistas Teresa, Hermengarda, Aurélia e Carolina, respectivamente.

Professora Ana Paula

Nenhum comentário: